Robô Luma

Transitar por túneis subaquáticos, longos e estreitos. Essa é a especialidade do robô Luma. Desenvolvido pela Coppe, opera com facilidade em locais onde mergulhadores não podem atuar.

O robô começou a ser desenvolvido para atender à necessidade de uma empresa de energia elétrica que precisava de uma solução técnica para executar vistorias nos túneis subaquáticos de suas represas. Além de longos e estreitos, os túneis conduzem águas turvas, o que impede a inspeção por profissionais de mergulho.

Economia de energia

Para propiciar autonomia ao equipamento, foram eliminados os cabos, substituídos por outras técnicas.  A alimentação de energia é por bateria,e a comunicação, por fibra ótica. Luma conta com várias inovações que o tornam mais econômico em relação a outros robôs subaquáticos. Como os túneis são escuros, a iluminação é por LED, os pequenos diodos emissores de luz usados em computadores. Além de não apresentarem problemas de aquecimento, a iluminação por LED consomem pouca energia. 

Inicialmente projetado para operar em profundidades reduzidas, o robô da Coppe foi adaptado para operar numa expedição ao Polo Sul, onde ajudou a mapear a biodiversidade das águas profundas da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George. Coletou material em áreas de até 500 metros de profundidade.

Fonte: Planeta Coppe