EMBRAPII / COPPE

A COPPE/UFRJ é uma das instituições de pesquisa credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

Unidade EMBRAPII-COPPE

A Unidade Embrapii-Coppe fornece recursos financeiros não reembolsáveis a empresas estabelecidas no Brasil, para realizar projetos de pesquisa com a Coppe/UFRJ, em temas ligados à Engenharia de Petróleo e Gás/Energias Renováveis, ROTA 2030 e Biocombustíveis+BNDES.

Criada em 2011 pelo governo federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a Embrapii tem como objetivo incentivar a inovação tecnológica, aproximando universidades, instituições de pesquisa e empresas. As instituições que compõem a rede recebem recursos adicionais por meio de um contrato de gestão e são avaliadas pela empresa, recebendo recursos financeiros e tendo metas a cumprir.

Rota 2030 – Mobilidade e Logística

O foco de atuação é a execução de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) pelas UEs já credenciadas, para empresas da cadeia de mobilidade e logística. Deve-se destacar que a execução dos projetos segue a área de competência na qual a Unidade está credenciado junto a EMBRAPII.

COPPE/UFRJ – BNDES

Os recursos financeiros não reembolsáveis pela EMBRAPII à UNIDADE EMBRAPII COPPE, oriundos do Fundo Tecnológico - BNDES Funtec, tem o objetivo de financiar projetos a serem desenvolvidos em parceria com Empresas do setor produtivo, relacionados às áreas de transformação digital e Indústria 4.0, defesa, materiais avançados, novos biocombustíveis, economia circular, florestas nativas bioeconomia e produtos estratégicos para o SUS (saúde), consoante o Plano de Adesão anexo a este termo, respeitando a área de atuação de seu credenciamento como Unidade EMBRAPII.

Coppe/UFRJ

Um dos maiores centros de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, a Coppe/UFRJ tem sido um dos mais importantes agentes no campo de inovação, ciência e tecnologia no Brasil. Fundada em 1963, a instituição formou mais de 14 mil mestres e doutores em seus 13 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A Coppe/UFRJ possui 138 laboratórios, que formam um dos maiores complexos laboratoriais do país na área de engenharia.

Com sua expertise baseada no conhecimento, a instituição está pronta para o desafio de consolidar sua contribuição para maximizar a competitividade da indústria nacional, por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, mantendo diversos projetos de cooperação com universidades e entidades brasileiras e internacionais. Com duas incubadoras e um Núcleo de Computação de Alto Desempenho, a Coppe/UFRJ tem reconhecida tradição em parcerias com empresas públicas e privadas. Para viabilizar e facilitar essa relação, foi criada em 1993 a Fundação Coppetec, que desde então foi responsável pela gestão de mais de 14 mil convênios, contratos e projetos.

Números da COPPE
  • MESTRES E DOUTORES (2019): 17.347

• ARTIGOS/ANO  (2017): 1.728

• PROJETOS (2015): 14.141

EMBRAPII

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal e é ligada Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e ao Ministério da Educação – MEC. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A contratação da EMBRAPII parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.

Visão

Ser reconhecida como instituição inovadora na promoção de P&D para indústria no Brasil com agilidade, eficiência e qualidade.

Professora Angela Uller

Coordenadora Geral