Lab2M - Laboratório Multidisciplinar de Modelagem

Programa de Engenharia Civil

Coordenador:

Bruno de Souza Silva

Tel.:  (21) 3938-8432 

http://www.lab2m.coppe.ufrj.br/

 

Desenvolve projetos de pesquisa aplicada para empresas, públicas e privadas, e instituições governamentais. Os projetos compreendem desenvolvimento, adaptação e/ou implantação de tecnologias inovadoras integradas a ferramentas tradicionalmente empregadas  na indústria do petróleo.

Realiza pesquisas, caracterizadas pela multidisciplinaridade, que envolvem matemática, física, computação, geologia, geofísica e engenharia. Além de professores e técnicos, conta com profissionais, mestrandos e doutorandos formados em Engenharia, Física, Matemática, Geologia e Geofísica.

O laboratório utiliza técnicas avançadas de computação de alto desempenho (HPC) voltadas para a melhoria do imageamento sísmico e desenvolve inovações nas seguintes áreas: geofísica computacional; modelagem sísmica; novas estratégias de AVA/AVO; novas condições de imagem para migração em profundidade; migração e inversão de múltiplas de diversas ordens; full waveform inversion (FWI); inversão híbrida para densidade; processamento de dados sísmicos de fundo oceânico; processamento sísmico de ondas convertidas; mapeamento de bacias; análise de dados sísmicos de poços; modelagem 3-D de bacia, incluindo estudos sismo-estratigráficos e estruturas e análises geoquímicas de óleos e rocha.