LabSAR - Laboratório de Sensoriamento Remoto por Radar Aplicado à Indústria do Petróleo

Programa de Engenharia Civil

Coordenador:

Prof. Adriano de Oliveira Vasconcelos

Tel. (21) 3938-8433

adriano@labsar.coppe.ufrj.br

 

Desenvolve aplicações relativas ao tema petróleo e gás. Vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ, o LabSAR é fruto de uma parceria acadêmica entre a Coppe/UFRJ e a Petrobras, no âmbito da Rede Temática de Geoquímica.

O laboratório realiza pesquisas com objetivo de detectar exsudações de óleo em regiões oceânicas, indicativas da presença de sistemas petrolíferos ativos, assim como estabelecer sua contextualização tectônica, ambiental e de repetitividade no tempo. Tais informações são fundamentais como condição de contorno à modelagem computacional de processos de geração e migração de óleo, agregando valor a projetos da indústria petrolífera executados em fronteiras exploratórias.

A pesquisa compreende as seguintes áreas tecnológicas: processamento digital e interpretação de imagens obtidas por radares de abertura sintética (SAR); geoprocessamento; banco de dados; e knowledge discovery in databases (KDD), com ênfase em data mining.

Principais atividades:

Detecção de manchas de óleo em ambiente marinho relacionadas a exsudações naturais. 

Monitoramento das atividades petrolíferas na região de Cantarell no Golfo do México. 

Detecção de áreas inundadas na Amazônia em áreas de interesse da Petrobras que compreendem a região de E&P de Urucu, o município de Coari e a cidade de Manaus;

Promover o desenvolvimento científico através de programas de pós-graduação e de intercâmbio de alunos de graduação.