Labsen - Laboratório de Simulação de Sistemas de Construção Naval

Programa de Engenharia Oceânica

Coordenador:

Prof. Jean-David Caprace

Tel. (21) 3938-8722 /  3938-8724

contatolabsen@oceanica.ufrj.br

 

Atende à demanda por tecnologia de simulação de processos de construção naval e manufatura digital. Atua no ensino, na pesquisa e em serviços de desenvolvimento de modelos de simulação relacionados aos processos de construção naval e offshore. Promove capacitação tecnológica e de pessoal relacionada à construção, instalação e manutenção dos sistemas oceânicos. O Labsen dispõe de infraestrutura física e softwares de última geração. 

Suas principais linhas de pesquisa são aplicadas aos processos de transporte, logística, produção, fabricação e manutenção de estruturas navais e offshore. Avalia o desempenho dos processos pelo desenvolvimento de simulação por eventos discretos, melhoria da utilização de recursos pela identificação dos gargalos e a aplicação de algoritmos de otimização. Promove ainda avaliação da produtividade e desenvolvimento de indicadores de desempenho, avaliação dos riscos (tempo e custos) associados à produção e à aplicação e melhora das ferramentas de lean manufacturing.

Dedica-se também à avaliação de estaleiros existentes e à avaliação prospectiva de processos para diferentes cenários tecnológicos e gerenciais, de forma a apoiar decisões administrativas, planejamentos de estaleiros, desenvolvimento de processos construtivos, operacionais ou de gestão, e investimentos de capital.

 

Atuação:

Simulação de processos de produção na construção naval;

Simulação de logística em sistemas portuários;

Simulação da logística de apoio às operações offshore;

Simulação de soldagem;

Otimização de processos.

Simulação de logística em sistemas portuários