LEAD - Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento

Programa de Engenharia Elétrica

Coordenador:

Prof. Ramon Romankevicius Costa

Tel. (21) 3938-7211 - 3938-8604

ramon@coep.ufrj.br

 

Integra o Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR) da Coppe/UFRJ. Foi criado em 2005, com objetivo de ser um núcleo de suporte técnico para redes industriais de campo, particularmente de redes do tipo Foundation Fieldbus (FF), adotada por várias refinarias da Petrobras.

O laboratório dispõe de três SDCDs de diferentes fabricantes e de uma rede FF para teste de sensores e atuadores típicos de refinarias. Propiciou o treinamento de engenheiros pela Fieldbus Foundation, da qual se tornou centro de treinamento certificado da tecnologia FF.

Também desenvolve projetos na área de robótica: robôs móveis para supervisão e monitoramento de plataformas offshore na indústria de petróleo e gás; sistemas robóticos de monitoramento de instalação de estruturas em usinas hidrelétricas; robôs para inspeção e reparo de pás de turbinas de grande porte; robô móvel para desativação de materiais explosivos. Em robótica submarina, desenvolveu um ROV (Luma) para monitoramento ambiental e levantamento biológico do mar da Antártica.

Possui boa infraestrutura de computação, diversos instrumentos e sensores para desenvolvimento da robótica. Em destaque, figuram dois robôs industriais, o IRB-2000, de sete graus de liberdade (dof), e o Motoman DIA-10, com 15 dof e braço dual.