Labcom - Grupo de Laboratório de Controle

Prof. Fernando Cesar Lizarralde

Tel. (21) 3938-8602 - 8603 - 8605

fernando@coep.ufrj.br

Criado no fim dos anos 1980, dedica-se ao desenvolvimento da teoria e da aplicação de controle automático de sistemas. Apoia a formação e pesquisa de alunos da graduação, mestrandos, doutorandos e docentes.

Atua em pesquisa e desenvolvimento, com destaque para as seguintes áreas: robótica submarina, robótica industrial, robótica para aplicação offshore, robótica móvel, terrestre e aérea, bem como a automação de processos industriais.

Dispõe de boa infraestrutura de computação e de simulação de sistemas para testar algoritmos de controle, em tempo real, com hardware-in-the-loop. Disponibiliza salas para docentes e alunos de doutorado e conta com uma oficina mecânica, com máquina de CNC e outros equipamentos e ferramentas que permitem desenvolver, com agilidade, peças mecânicas customizadas para cada aplicação.

O Labcon faz parte do Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR), criado em 1990 na Coppe. Desde então, forma pós-graduandos e realiza produção científica de excelência e de alto fator de impacto.