LIF - Laboratório de Instrumentação e Fotônica

Prof. Marcelo Martins Werneck

Tel. (21) 3938-8200

werneck@lif.coppe.ufrj.br

O LIF é um laboratório multidisciplinar que atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Fotônica, consultoria na área de instrumentação, sensoriamento e sistemas a fibras ópticas para a área de telecomunicações, industrial, biomédica, petróleo, meio ambiente e energia.

É vinculado ao maior complexo de laboratórios de alta tecnologia em engenharia da América Latina, formado pela COPPE e pela Escola Politécnica, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro, centro de referência em fotônica no Brasil.

Laboratório multidisciplinar,conta com colaboradores das áreas de engenharia, física e biologia. Ocupa uma área de 650 metros quadrados que reúne vários laboratórios em função da multidisciplinaridade de suas linhas de pesquisa: Laboratório de Alta Tensão (Seatac), Laboratório de Fabricação de Redes de Bragg (LabFBG), Laboratório de Biotecnologia (LaBio), Laboratório de Nanossensores e Filmes Finos (LaFif), Laboratório de Instrumentação Optoeletrônica e Laboratório de Sensores a Fibra Óptica.

Atua no desenvolvimento de projetos como: sensoriamento de gás sulfídrico; sensores de bactérias redutoras de sulfato (BRS); medida e monitorameto de temperatura em usina hidrelétrica; rastreamento solar com painéis fotovoltaicos e concentração solar para iluminação e cultivo de algas para biodiesel; nanobiossensor a fibra óptica para detecção de microrganismos patógenos na água, que propicia o monitoramento ambiental e defesa biológica; transdutores de corrente, tensão e corrente de fuga para a área de alta tensão.