ELEPOT - Laboratório de Eletrônica de Potência

Prof. Edson H. Watanabe

Tel. (21) 3938-8633 - 3938-8636

watanabe@coe.ufrj.br

Inaugurado em 1981, desenvolve novas tecnologias para a solução de problemas relacionados com aplicações de eletrônica de potência em sistemas elétricos de potência. Incluem sistemas FACTS, transmissão em corrente contínua de alta tensão (CCAT), filtros ativos, assim como controle de máquinas elétricas e controle de conversores para fontes alternativas de energia como, por exemplo, solar, eólico e das ondasdo mar: ambos com o uso gerador de dupla alimentação.

Na transmissão em corrente contínua, estuda novos conversores multiníveis modulares para sistemas multiterminais robustos a curtos-circuitos.Também se encontra em desenvolvimento no laboratório um sistema de geração de energia usando a pressão osmótica.

A equipe do Elepot mantém contato e/ou cooperação com várias instituições internacionais como Tokyo Institute of Tecnology, no Japão; Universidade Nacional de Rio Cuarto e Universidade Nacional de San Juan, ambas na Argentina; e Universidade do Minho, em Portugal.Também tem cooperado com empresas e centros de pesquisa nacionais, como Petrobras/Cenpes, Eletrobras/Cepel, Eletrobras/Furnas, Eletrobras/Eletronorte, Cemig, Tractebel, e Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA-CTEEP).

Projetos:

Aplicações de eletrônica de potência em sistemas de potência;

Controle de máquinas elétricas: motor de relutância variável; mancais magnéticos; alimentação de motores a longas distancias;

Laboratório de energia solar;

Pesquisa e desenvolvimento de aplicações da levitação magnética supercondutora

(LEVMAG) aproveitamento energético alternativo;

Fontes alternativas de energia, principalmente nos setores fotovoltaico, termo solar e eólico;

Desenvolvimento, análise e aperfeiçoamento de estruturas conversoras de energias de fontes alternativas em eletricidade, movimento e calor, para uso direto e indireto, bem como de dispositivos de controle e monitoração.