LPS - Laboratório de Processamento de Sinais

Coordenador:

Prof. José Manoel de Seixas
	seixas@lps.ufrj.br

As principais áreas de atuação são a instrumentação eletrônica, processamento analógico e digital de sinais, engenharia de software e inteligência computacional. Empresas de base tecnológica têm sido criadas no âmbito do LPS, o que mostra a vocação do laboratório para a inovação em engenharia elétrica e computação.

Uma outra importante característica do LPS é o seu contato com empresas, realizando projetos de alta relevância, avançando a capacidade de produção da indústria nacional com inovação. Os alunos egressos do LPS também participam deste esforço direcionado à indústria, fazendo com que as empresas contem com pessoal altamente qualificado. Petrobras, Eletrobras, Embraer, Inmetro, Empresa de Pesquisa Energética, OLX, National Instruments, Samsung e Murabei estão entre elas.

Ocupando amplas instalações de 310 m2, o LPS é um laboratório bem equipado. Além de uma sala para apresentação de palestras, trabalhos e para reuniões virtuais via Web e uma sala acústica, tem cerca de 40 computadores pessoais, interconectados no domínio LPS, software para o desenvolvimento de dispositivos programáveis e equipamentos de instrumentação no estado-da-arte para desenvolvimento e análise de sistemas.