SMT - Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações

Programa de Engenharia Elétrica e 

Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (Poli-UFRJ)


Coordenador:

	Prof. Eduardo A. B. da Silva
	Tel. (21) 3938-8207  -  3938-8118
	secretaria@smt.ufrj.br

Com foco na pesquisa e na produção de conhecimento, o laboratório atua no ensino em engenharia elétrica, na disseminação de conhecimento relacionado ao processamento de sinais moderno, no Brasil e no exterior, e na prestação de serviços de consultoria para a indústria.

Suas principais linhas de pesquisa são: Sistemas de Telecomunicações; Comunicações Móveis; TV Digital; Processamento de Imagem; Processamento de Fala e de Áudio; Estimação e Detecção de Sinais; Processamentos Digital de Sinais; Redes Neurais; e Sistemas Adaptativos.

Instalado em duas áreas de 200 metros quadrados, cada uma, o SMT possui uma bancada para testes dos sistemas futuros de comunicações móveis 4G, estúdio acústico, sala de vídeo 3-D, microcomputadores pessoais interconectados a um único domínio, sistema de processamento em cluster, formado com servidores de alto desempenho, além de equipamentos de última geração para o desenvolvimento de sistemas e análises em comunicações. Também possui sala de aula e espaço destinado a reuniões técnicas e apresentações.