Labsonar - Laboratório de Tecnologia Sonar

Programa de Engenharia Elétrica
Coordenador:
	Prof. José Manoel de Seixas
	Tel. (21) 3938-8205
	seixas@lps.ufrj.br

O laboratório tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de tecnologia nacional na área de sonares. As atividades se concentram em sonares passivos (de casco e de arrasto), incluindo modelos de propagação do sinal acústico submarino; instrumentação para a leitura dos sinais, considerando diferentes arranjos de sensores; conformação do feixe sonar; detecção, acompanhamento e classificação dos contatos, o que inclui a detecção de novas classes de navios. Um desafio particular a enfrentar é o apoio ao desenvolvimento dos sonares que vão equipar os submarinos a serem construídos nos próximos anos pela Marinha do Brasil, entre os quais está o submarino com propulsão nuclear, em fase de projeto. O laboratório possui sistemas de acompanhamento e classificação de sinais de sonar passivo, além de sistemas específicos de simulação.  

O LabSonar tem acesso à infraestrutura experimental disponível no Instituto de Pesquisas da Marinha (tanque de provas, arranjos de hidrofones, sistemas operativos) e acessa dados disponibilizados pela Marinha do Brasil. Possui sistema de computação em cluster, formado com servidores de alto desempenho e dispositivos móveis interconectáveis ao domínio, seguindo padrões de segurança. 

Suas linhas de pesquisa incluem: projeto de sistemas de sonar passivo; instrumentação embarcada para sistemas Sonar; modelos de propagação de sinais de acústica submarina; ambientes de simulação para sistemas de sonar passivo; conformação de feixes de sinais de acústica submarina para diferentes arranjos de sensores; classificação de sinais de sonar passivo; detecção de novidade; inteligência computacional para o apoio à tomada de decisão em sonar passivo; estacionaridade em sinais de sonar passivo; redução de interferência em sinais de sonar passivo de marcações próximas.