LSC - Laboratório de Separadores Compactos

Programa de Engenharia Mecânica
Coordenador:
	Profa. Juliana Braga Rodrigues Loureiro
	Tel. (21) 3622-3551 / 3622-3552
	jbrloureiro@mecanica.coppe.ufrj.br

O Laboratório de Separadores Compactos foi construído para estudar sistemas compactos de separação ar/líquido/líquido. Como diferencial relevante da presente proposta com relação aos núcleos de pesquisa já existentes no Brasil neste assunto pode-se destacar a aplicação de instrumentação baseada em anemometria térmica (AT), anemometria laser Doppler (ALD) e velocimetria por imagem de partícula (VIP) para a investigação científica e tecnológica dos problemas sob interesse. Essas técnicas de medição representam o estado-da-arte na medição de escoamento de fluidos, sendo capazes de caracterizar propriedades globais e locais de escoamentos complexos. Por este motivo, elas se prestam particularmente à investigação de separadores compactos. Dois sistemas para a investigação de processos de separação foram construídos: um sistema bi-fásico ar/líquido, além de outro sistema tri-fásico ar/água/fluido modelo.

O PEM/COPPE/UFRJ além de possuir reconhecida proficiência nessas três técnicas é detentor ainda do domínio de técnicas resistivas, capacitivas e de visualização de escoamentos. A presente disponibilidade de pessoal qualificado na experimentação de escoamentos complexos constitui-se em vantagem expressiva para a consolidação de um laboratório dedicado ao estudo de separadores compactos.

Equipamentos principais:

Simuladores físicos para separação gás-líquido e líquido-líquido sob efeitos gravitacionais ou centrífugos.

Analisador de diâmetro de partículas por laser Doppler, analisador de emulsões por difração laser, espectrofotômetro, medidor de teor de óleo e graxas,  ressonância magnética