LAVI - Laboratório de Acústica e Vibrações

Programa de Engenharia Mecânica
Coordenador:
	Prof. Atila Pantaleão Silva Freire
	Tel. (21) 3622-3551  -  3622-3552
	savi@mecanica.coppe.ufrj.br

 

Criado na década de 1970, atua na formação de profissionais nas áreas de acústica, vibrações e dinâmica. As atividades são desenvolvidas no âmbito da graduação, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão, assessoria técnica e metrológica.

Conta com infraestrutura para aquisição, análise e processamento de sinais acústicos e de vibração. Possui microfones, medidores de nível de som, acelerômetros, analisadores de espectro, osciloscópios digitais para fins didáticos e de pesquisa. Entre os equipamentos, destacam-se osciladores, estruturas vibrantes, dutos, câmaras acústicas, sistemas rotativos e sistemas não lineares. Além de novos sensores e da construção de novos aparatos experimentais, vale destacar a recente aquisição de um calorímetro (Netzsch DSC 200 F3 Maia), utilizado para medir as temperaturas de transformações de fase em materiais inteligentes, adquirido em um projeto com o Petrobras/Cenpes.

 O laboratório tem atuado visando à análise de problemas não lineares. Atualmente, tem trabalhado nos seguintes temas: acústica ambiental, ruído aeroportuário, modelagem de fontes sonoras, acústica de dutos, vibroacústica, acústica veicular, controle de ruído, barreiras acústicas, propagação do som, modelagem constitutiva de materiais inteligentes, dinâmica não linear de sistemas inteligentes, dinâmica não linear de sistemas biomecânicos, dinâmica de sistemas não suaves, caos em sistemas mecânicos e controle, incluindo o controle de caos.

O corpo técnico conta com cinco professores e um engenheiro, além de alunos. Mantém cooperação com empresas e centros de pesquisas, com destaque para Petrobras, Eletrobras/Cepel, Eletrobras/Furnas e Infraero.