Professora Denise Pires é escolhida como nova reitora da UFRJ

A comunidade acadêmica escolheu pela primeira vez uma professora para conduzir a Universidade. A Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) concluiu, na manhã deste sábado, 6 de abril, a apuração dos votos da pesquisa eleitoral realizada para escolha do novo reitor da UFRJ, para o quadriênio 2019-2023. A chapa 10, composta pelos professores Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica, e Carlos Frederico Leão Rocha, do Instituto de Economia, obteve 9.427 votos, e teve 0,9% de votos a mais do que a soma dos votos dos demais candidatos, mais os votos nulos e em branco.

A chapa 40, composta pelos professores Oscar Rosa Mattos, da Coppe, e pela professora Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, do Instituto de Biologia, ficou em segundo lugar, com 8.825 votos. A chapa 20, liderada pelos professores Roberto Bartholo, da Coppe, e João Felippe Cury, do Instituto de Economia, recebeu 2.281 votos

Considerando o sistema de ponderação adotado no regimento da pesquisa, as chapas 10, 40 e 20 tiveram, respectivamente, 24,66%, 17,68% e 4,83% dos votos possíveis dentro do universo de votantes. Para ser encerrada no primeiro turno, a chapa em primeiro lugar deveria ter um total de votos superior à soma da votação das outras chapas, mais brancos e nulos. A pesquisa registrou 121 votos brancos (0,41%) e 233 nulos (0,82%). Assim, o segundo turno não ocorreu por uma diferença de 0,9% entre o percentual da chapa 10 e os demais.

No dia 30/4, o Colégio Eleitoral da UFRJ, formado nos termos da Lei 9.192/95, se reunirá para formar uma lista tríplice, que deve ser enviada ao governo federal para nomeação da Reitoria. Não existe vinculação formal entre a pesquisa e a escolha do Colégio Eleitoral. No entanto, seguindo longa tradição democrática, os conselheiros desse colégio, especialmente formado para o processo, costumam levar em conta a vontade popular expressa na pesquisa.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro

Criada em 1920, a UFRJ é a maior universidade federal do Brasil. Possui estrutura semelhante a um município de médio porte, compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país.

Oferece 266 cursos e habilitações de graduação e 132 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Possui nove hospitais de ensino, 13 museus, cerca de 1.000 laboratórios e um parque tecnológico de 350.000 m².

Seu corpo acadêmico é composto por 67.679 alunos, cerca de quatro mil docentes e nove mil servidores técnico-administrativos.

A Universidade possui dois campi e diversas unidades de ensino no município do Rio de Janeiro, um polo em Xerém, no município de Duque de Caxias, e um campus em Macaé, no interior do estado. Referência no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade se destaca no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas do conhecimento.

*Informações divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ

Publicado em - 06/04/2019