Coppe e TotalEnergies celebram acordos e ampliam parceria

A Coppe/UFRJ recebeu nesta sexta-feira, 30 de junho, a Chief Technology Officer (CTO) da TotalEnergies, Marie-Noëlle Semeria, e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Isabel Waclawek, para a formalização de Convênio de Pesquisa e Desenvolvimento. A assinatura do acordo contou com a participação do reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha, do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, e da vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn.

Marie-Nöelle destacou que a assinatura do contrato para sete novos projetos de pesquisa é um reconhecimento ao alto nível de expertise da Coppe, dois anos após o início da parceria entre as instituições. “Temos uma grande expectativa e acredito que os temas sejam um bom desafio para vocês”, dirigiu-se aos jovens pesquisadores presentes no auditório a CTO da TotalEnergies.

“Há dois anos mostramos o nosso road map e muito do que temos feito em parceria está alinhado às ambições da Total. E como diz o lema da empresa ‘better together’, é melhor realizarmos em parceria, somos muito melhores juntos”, afirmou Isabel Waclawek.

 

“Hoje, celebramos sete novos projetos, que envolverão 50 pesquisadores. Agora temos a expectativa de vermos os resultados, precisamos atender às expectativas, e temos muita confiança em nosso time de pesquisadores para isso”, afirmou o professor Romildo Toledo. Recém-eleita diretora da Coppe, a professora Suzana relembrou o lançamento do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono e sua plataforma BxC, e destacou o alinhamento com esta visão de futuro dos projetos da TotalEnergies. “Faremos muitas coisas conjuntas neste novo centro, os projetos assinados hoje estão perfeitamente alinhados com o que faremos nos próximos anos, o trabalho em novas fronteiras do conhecimento, para além do óleo e gás”, reforçou.

Também fizeram breves apresentações os professores Robson Dias e Edson Watanabe (Programa de Engenharia Elétrica), Álvaro Coutinho e Luiz Paulo Assad (Programa de Engenharia Civil) e João Paulo Bassin (Programa de Engenharia Química), além dos coordenadores de projetos de pesquisa mantidos em parceria com a multinacional francesa.